Pedalando por Londres

Uma das maneiras mais comuns de locomoção aqui em Londres é a bicicleta. Isso mesmo, nossa velha conhecida, a ‘magrela’, é amplamente usada pelo londrino para locomoção e lazer.

safe-cycling-in-london_thumb

Como não podia deixar de ser, existem algumas regras que visam a convivência pacífica entre ciclistas, carros, motos, ônibus…, mas principalmente, visam a segurança de quem está pedalando. Essas regras são amplamente divulgadas em alguns sites governamentais e também ONGs e afins. Portanto, antes de pedalar, informe-se (aqui).

female_cyclists_b3_2990652b

Claro que isso aqui ainda não é a Holanda, mas nas escolas já existem cursos de formação no trânsito sobre bikes e REALMENTE as bicicletas (e os ciclistas) são respeitados. E todo mundo tem o seu espaço. Algumas empresas fornecem um voucher de desconto ao funcionário pra investir numa bike, pensando num contexto maior de saúde versus educação ambiental. Afinal, mais bikes, mais gente saudável, menos poluição, menos trânsito.

Basicamente, pra começar a pedalar, você precisa:

  • Bike (claro)
  • Capacete
  • Iluminação (farol frontal e luz traseira)
  • Cadeado
  • Seguir as leis de trânsito
  • Prestar atenção ao tráfego (veículos e pedestres)

ding-bike-lights.jpg

Algumas lojas de materiais esportivos já vendem a bicicleta pronta para o uso. É só pagar e sair pedalando da loja. E quase todas elas (se não todas) vendem online. Mas sugiro que você visite a loja e faça um test drive.

Se você tem problema de espaço em casa, sugiro uma bike dobrável. Você não perde nada em deslocamento e ganha em praticidade. Inclusive elas são permitidas em trens e metrô.

WhatsApp Image 2017-07-02 at 21.11.43
Bicicleta dobrada

O Google Maps fornece uma opção para deslocamento de bicicleta pela cidade, indicando todas as ciclovias (elas estão espalhadas por toda a cidade). A cidade é plana então você não terá problemas.

img_3973.png

Uma coisa chata a se mencionar: cuidado com ladrões. Pois é, aqui em Londres as bikes são alvo de gatunos. Então, compre um bom cadeado e previna-se. Já deixei a minha bike na rua mas fiquei preocupado enquanto ela esteve na rua. Existem bolsões em muitos lugares pra deixar a bike (inclusive nas estações de trem). Aqui na empresa onde eu trabalho existe um espaço dedicado para bicicletas.

 

Uma coisa a se considerar é o fato de que o transporte público é muito caro em Londres. Então, pagar a bike pode ser caro no primeiro mês, mas você não terá que se preocupar com transporte pelos meses seguintes. Leia mais sobre o transporte público aqui e sobre o Oyster aqui.

Não se preocupe (e nem se assuste) ao ver um ônibus atrás de você enquanto estiver pedalando. Ele irá respeitar o seu espaço e não vai buzinar. E ele só irá te ultrapassar quando houver total segurança e espaço pra vocês dois na rua. Na semana passada fiz um videozinho (em time-lapse) de dentro do ônibus. Você irá notar alguns ciclistas na frente do ônibus e ter uma ideia melhor do trânsito aqui. E também um outro vídeo que fiz pedalando.

Aos finais de semana, não deixe de passear pela cidade com a sua bike. Vá aos parques, passeie pelo centro, faça giros pelo seu bairro (uma ótima maneira de conhecer sua área).

 

E quando o inverno chegar, não deixe de pedalar por conta do clima. Essa é uma ótima maneira de espantar o fantasma do frio.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s