Os detalhes que fazem a vida ser diferente: férias

Se tem uma coisa unanimemente sagrada entre todas as crenças daqui, essa coisa são as férias.

TODO MUNDO tira férias. Todo mundo.

Como já dissemos em outro post (leia mais), as férias aqui são contadas em dias úteis, que você pode ir tirando aos poucos… de dois em dois, de quatro em quatro… ou tudo de uma vez se você pretende visitar seus parentes que moram do outro lado do oceano. Isso facilita quando você está querendo emendar o feriado (que aqui sempre cai às segundas-feiras), e tira os seus dias unidos ao feriado. Uma maravilha.

holidaycalendarheader

As férias, principalmente as de verão, servem para descansar e viajar.

Vemos por todos os cantos pessoas passando com mochilas e malas de bordo.

E pensar que durante anos meu pobre pai “vendeu” suas férias para a empresa – prática muito comum no Brasil, infelizmente.

As pessoas entendem as férias como algo necessário para sua sanidade mental e recarregar de energias. Então, quando se fala de férias, parece que estamos falando de um sacramento inalterado e dogmático: todo mundo respeita.

Semanas atrás estávamos em um pub conversando com uma funcionária. Ela queria trocar de emprego. Queria deixar de ganhar £7,50 (o mínimo por hora) para ganhar £9,60 num hotel logo ao lado do pub. Eu e Rodrigo contamos que conhecíamos a gerente e que o hotel estava contratando. A garçonete humildemente agradeceu e disse que só pensaria nisso depois dos seus 30 dias de férias em seus país de origem. Mais um exemplo. Como a oferta de emprego aqui é muito grande, isso não raro acontece.

header-deals
Mudar de emprego agora? Quando voltar eu penso nisso…

Não sabemos (ainda) se é algo cultural, ou se é algo ligado à qualidade de vida daqui, ou ainda porque muitos que moram aqui têm parentes longe e os visitam nas férias. Provavelmente é tudo isso junto.

Se for um traço cultural, podemos dizer que os ingleses (e quem mora aqui) entendem que o período de férias é algo a ser valorizado, para ser aproveitado em descanso, com a família, passando tempo juntos etc. E isso afeta diretamente a qualidade de vida, já que o indivíduo descansado (mente e corpo) vive melhor em sociedade.

Ao mesmo tempo, Londres é uma cidade cosmopolita ao extremo. Aqui tem gente do mundo inteiro. Isso faz com que o fluxo de pessoas em viagem seja muito grande, já que os parentes vem pra cá ou os moradores daqui vão visitar seus parentes. Nos dois casos, as férias são extremamente aproveitadas e nunca deixadas pra trás.

O que sabemos é que é certo: com companhias aéreas low cost, férias contadas em dias úteis e apenas 60 dias de verão, é preciso aproveitar!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s