Livre-se

Clive Staples Lewis, ou apenas C. S. Lewis, autor britânico de muitos livros, dentre eles, “As Crônicas de Nárnia, descreve um lugar onde haviam infinitas poças de água. Cada vez que alguém se aventurava em uma delas, se via num lugar diferente. Em cada poça, uma viagem a um outro universo. Em cada poça, um estranho e novo mundo.

Tenho pra mim que Lewis está descrevendo uma biblioteca, e cada poça de água significa um livro. Cada livro, todo um universo diferente.  Em cada livro, uma viagem.

Sempre ler… pelo menos a maioria…

A tradição de escritores nacionais aqui é gigantesca. Vai de Tolkien a Stephen Hawking, passando por J. K. Rowling, Dickens e Jane Austen. Dentre muitos outros.

As vezes nem nos damos conta do quanto sabemos e somos influenciados pela literatura inglesa. Robinson Crusoé partiu daqui dessa parte do mundo para viver suas desventuras como náufrago… Foi nessas terras gélidas que Virgínia Woolf nasceu, cresceu e ganhou força como uma grande mulher dessa era. Foi graças aos dedos habilidosos do Roald Dahl em sua máquina de escrever que descobrimos o maravilhoso mundo de Willie Wonka. Os porcos tomaram conta da fazenda graças ao brilhantismo de George Orwell. E quem nunca tomou um susto com as ideias cheias de suspense de Ágatha Christie? Viu só como somos influenciados por eles?

Um grande clássico britânico garimpado em um sebo por aqui…

Mas o que penso ser o grande incentivo à leitura aqui é, além dos princípios educacionais, é o custo de um livro. Ao contrário do Brasil, ler aqui custa bem pouco. Ainda mais se você dispuser de tempo pra garimpar um bom sebo ou loja de caridade (sim elas também vendem livros).

Roald Dahl é o must-to-read de qualquer criança por aqui!

Existem muitas livrarias físicas e virtuais, e alguns sites são especialistas em livros usados, como por exemplo a Abe Books (www.abebooks.co.uk). Em sebos, o custo de um livro fica em torno de 1 Libra. Uma única Libra e você poderá viajar para outro universo. Não é fantástico isso?

Na Foyles – nossa preferida – também tem toda uma seção de livros em português.

Se você tiver sorte, poderá encontrar algumas raridades e edições especiais por duas ou três moedinhas. Logo quando chegamos, passamos por uma loja de caridade e achei a trilogia do Senhor dos Anéis por 1 Libra cada volume. Estão todos lá em casa.

Tolkien habitando nossa estante de livros…

Se você quiser (e puder) gastar um pouco mais, as livrarias famosinhas poderão lhe oferecer muita coisa diferente por cerca de 10 libras (quando digo diferente, quero dizer diferente mesmo – Que tal a edição do Hobbit em Latim? Vai na Foyles que tem.).

x500
O Hobbit em Latim

Se você quiser falar de coisas pra ler que não custam nada, sempre tem jornais gratuitos na entrada de cada estação de metrô ou trem.

As bibliotecas locais estão espalhadas em todos os bairros e basta passar lá, fazer uma ficha e pronto, pegue os livros que quiser.

As livrarias e bibliotecas também têm seções exclusivas para bebês!

“Ah Rodrigo, mas no Brasil também tem muitas livrarias, jornais de graça e bibliotecas públicas…”

Sim, é verdade. Mas passar numa livraria e ver um livro que custa mais do que 50 “dinheiros” é no mínimo desalentador. E digamos que é um pouquinho difícil encontrar alguém adepto a leitura. Talvez por isso os livros custem uma fortuna no Brasil. Ou será que custam uma fortuna porque ninguém lê?

Seja qual for a resposta desse dilema “Tostines”, me encanta saber que aqui esse hábito pode ser explorado, aprofundado e levado a sério custando bem pouco. Acesso à informação (seja literatura, notícia, números) sempre será um dos segredos da boa formação de um ser humano.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s