Enchendo o carrinho de compras

Uma das grandes diferenças que qualquer imigrante sente em relação ao Brasil é o poder de compra e a qualidade de vida oriunda desse ‘privilégio’.

Em alguns posts anteriores comentamos sobre as despesas fixas que temos por aqui. Acreditamos que para quem pretende vir morar na Inglaterra, ou mesmo em qualquer outro país, saber dados do dia a dia da uma noção real de como a vida funcionará.

Hoje resolvemos encher de exemplo – e imagens – quanto custa uma ida ao mercado e à farmácia.

Incluímos alguns itens de limpeza, higiene e alimentação.

Para basear nossa pesquisa, utilizamos as nossas primeiras opções em mercado – o Sainsbury e o Lidl. Além disso, garimpamos alguns produtos na Boots para compor nossa pesquisa em higiene. Também pesquisamos preços na Poundland (onde quase tudo é por £1).

Feira

Começamos dando exemplos de produtos in natura, a feira. Há, assim como no Brasil, dias específicos que os supermercados recebem os produtos. Além disso, numa seção de hortifruti em qualquer mercado por aqui fica evidente a quantidade de produtos importados que consumimos: o limão é italiano, o morango egípcio, o tomate vem da Espanha, o coco vem de Gana, as berries vem do Chile…

Os produtos genuinamente britânico que encontramos na feira são, em geral, a cebola e a batata.

Quem fala que é Londres se come mal é porque não está disposto a pesquisar, mudar, experimentar.

De fato, a culinária britânica não é tão rica e há uma grande tendência aos enlatados e industrializados – e isso remonta a um período histórico específico, de guerras, de revolução industrial (conforme podemos constatar no “Back in time to dinner”, da BBC http://www.bbc.co.uk/programmes/b05nc5tv/episodes/guide).

Mas aqui tem gente do mundo todo, muitos temperos, muitas opções… e com preço em conta fica fácil revolucionar na cozinha. Além disso, quem não gostaria de utensílios para facilitar a forma de preparar alimentos? Aqui encontramos gadgets para cozinha com preços bem acessíveis também!

Claro que faltam ainda muitos outros produtos, mas é interessante notar que nenhum item passou de £2.

Há um outro fato que ainda me incomoda: todos os alimentos extremamentes embalados. Haja plástico! (Falarei em outro post quais os planos da Bretanha para se livrar do uso excessivo de plásticos.)

Higiene e Beleza

É fácil deslumbrar. É fácil achar que o parente que mudou para a Europa ficou rico. Aqui itens de ostentação e de paradas obrigatórias em duties free são encontrados em supermercados, em farmácias e até na lojinha de £1.

Listei abaixo alguns exemplos dos produtos que compramos e seus respectivos preços .

Conseguimos comprar todos os produtos que precisamos com um valor completamente acessível . Mesmo alguns produtos importados (como os da Welleda que usamos na Liv) tem preco bom e vire e mexe aparece promoção de 2 por 1.

Limpeza

Praticamente todos os produtos de limpeza que utilizamos sao comprados na Poundland. Sabão em pó, detergente, água sanitária, desinfetantes, sacos de lixo, amaciante, esponjas, vassouras, mop (bem popular por aqui)… Com algumas moedas e conseguimos pagar essa conta.

Alimentacao

Caminhando pelo mercado, ainda consegui encontrar muitos outros produtos que fazem parte de nossa compra semanal ou quinzenal.

E interessante notar que de todos os produtos listados acima sofreram pouca alteração de preços ao longo desse nosso primeiro ano. O valor subiu apenas alguns centavos de 2017 pra cá.

Extras

Como ninguém é de ferro ainda consegui incluir itens que compramos com uma frequência bem menor. Vinhos, cervejas, chocolates… itens de luxo? Não aqui.

Enfim, eu poderia continuar esse relato incluindo  muitas outras imagens e exemplos, mas acredito que já dá pra ter uma ideia do quanto você pode gastar de compras aqui em Londres.

E ademais, mangia che te fa bene!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s