Quatro coisas que desgosto em Londres

Sim, meus caros amigos leitores, sim. Quatro vezes sim.

Existem algumas coisas que realmente desgosto em Londres e, posso parecer ingrato mas, esta cidade não é o paraíso que muitos imaginam ser.

Longe de ser um país de terceiro mundo, ou em desenvolvimento, Londres também possui umas coisinhas que os turistas talvez não conheçam, os jornais não mostrem e as agências de turismo não mencionem. E talvez, antes de se mudar pra cá, você também tenha que pesar essas coisas na balança e ver se realmente vale a pena uma mudança tão grande.

Então sem mais delongas, vamos a elas:

1-O Custo do Aluguel

Londres é uma cidade tão fascinante e em tantos sentidos que a cidade faz parte do imaginário de muita gente quando se fala em mudar pra outro país. E com razão. A História, os Museus, as atrações, a qualidade de vida. São muitos pontos a favor.

Mas esta cidade tem um custo e ele é bem alto. O aluguel é uma despesa que consome mais de 50% do seu salário e, quase sempre, ele vai também consumir grande parte das suas preocupações antes e depois de achar um imóvel. Quem mora por aqui pensa quase sempre em se mudar para o interior, já que o custo de vida lá é muito menor.

Mas a influência de Londres chega às cidades que distam até pelo menos uma hora de distância. Quase todas as cidades que ficam a pelo menos uma hora de viagem também sofrem com a especulação imobiliária. Veja o mapa abaixo:

mapa
Região de Influência de Londres

 

As cidades dentro do círculo vermelho sofrem especulação imobiliária pela proximidade e facilidade de transporte até Londres. A variação é muito pequena ou quase nenhuma.

Pra ser ter uma ideia, encontram-se imóveis mais ao norte, como em Liverpool, York ou New Castle cujo aluguel custa menos da metade do praticado em Londres, por casas maiores e mais novas. Como comparativo, cito o aluguel de uma casa de três quartos, que em Londres você encontra por cerca de duas mil libras por mês, enquanto que em Liverpool você encontra por 700 libras. A diferença é gritante.

Temos um post específico sobre aluguel de imóveis – para lê-lo, clique aqui.

Isso realmente é um assunto que tira o sono de muita gente. Pra se fechar um contrato de aluguel você tem que pensar em tantas variáveis que é desanimador. Você precisa pensar na distância do trabalho, se tem escolas boas por perto, council tax (imposto predial) etc etc etc.

2-Custo do Transporte

Outra coisa que incomoda em Londres é o custo do transporte.

Também já explicamos, em posts anteriores, que o transporte público em Londres é extremamente caro, apesar de ser eficiente. E você paga por zonas, isto é, quanto maior a distância a ser percorrida, mais cara fica a sua viagem.

Muita gente tenta equilibrar distância do trabalho com a questão do aluguel para ver se o custo de vida fica menor. Mas é difícil. Principalmente se você mora mais afastado mas precisa trabalhar no centro da cidade.

Pra se ter uma ideia, meu custo mensal de transporte público (zonas 1-3) fica em £153. Com esse mesmo valor, eu consigo pagar metade de um carro popular usado, comprar comida pra duas semanas pra uma família grande ou ir a Paris duas vezes.

o-tfl-tube-map-900
O mapa de transporte público em Londres (fonte TFL).

Pouquíssimas são as empresas que pagam o transporte do funcionário (se é que existe alguma), então o quanto você gasta de transporte sempre entra na discussão quando você está numa entrevista de emprego. E, acredite, se você muda de emprego pra gastar menos de transporte, considere que seu salário será maior, pois na prática é isso mesmo o que acontece.

3-O metrô no verão

Então, no inverno, você está com temperaturas próximas a zero, uma chuvinha fina cai lá fora, o metrô é quentinho, estofado e com ar condicionado quente ligado. Que delícia! Pois é… agora imagina no verão, esse mesmo metrô estofado, abafado, lotado, gente suada… As pessoas se acotovelam, estão mais irritadas por conta do calor, a janelinha de vento não funciona, o ar condicionado não dá conta…

Simplesmente é uma das coisas que não dá pra gostar.

4-Água

A água em Londres é uma coisa horrorosa. Simples assim.

Desnecessário dizer que não existe filtro de barro aqui a não ser importado. E custa caro.

Então o que você encontra é espécie de jarra com filtro embutido, mas que deixa gosto na água. Eu levei uns bons meses até me acostumar com o gosto dela. E não é uma água leve. Ela pesa no estômago.

Dá pra achar água engarrafada por 17 pence no mercado (mineral ou com gás). Sempre que dá a gente compra (pode-se dizer que é baratinho).

E o problema vai além.

A água do chuveiro é “grossa”, deixa a pele extremamente ressecada e o seu cabelo também é afetado. Leva algum tempo até você conseguir se acertar novamente com um bom shampoo.

psycho-showerhead-2

Pra gente que vem do Brasil, onde até a água de torneira é boa, é um baque e tanto.

5-Bônus

Não é sempre que acontece, mas quando acontece é extremamente irritante.

Muito gente, mas muita gente mesmo, não respeita filas. E infelizmente, a maioria dessas pessoas é imigrante, o que me faz pensar que é um problema situacional. Pode-se perceber mais isso em pontos de ônibus, por exemplo, onde ninguém quer saber se você está com crianças, bebês ou se é idoso. Ouso dizer que em alguns bairros, onde a concentração de imigrantes é menor, este problema também tende a ser menor.

giphy3

Também no metrô muita gente finge que não vê que tem uma grávida ou um idoso precisando sentar. Tanto que o departamente de transportes dispõe de um pin que as mulheres usam na roupa dizendo que ela está grávida e tem prioridade de assento.

 

 

***

 

E você, caro leitor, existe alguma coisa que você desgosta em Londres? Se sim, escreva pra gente abaixo nos comentários e vamos ver se temos mais coisas em comum!

 

 

 

2 comentários em “Quatro coisas que desgosto em Londres

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s