A volta ao mundo em uma ida ao mercado

Todas as vezes que vou ao mercado reflito sobre a história da alimentação britânica. Sabemos que gastronomia não é um dos fortes desse povo. E ainda bem que tantos imigrantes vivem aqui. Graças a nós a culinária do dia a dia tem mais cores e sabores.

nota de rodapé: todos os alimentos embalados em plástico…

Índia, Espanha, Itália, Holanda, Irlanda, Africa do Sul, Marrocos, Chile… Mas afinal, o que é produzido no Reino Unido? De forma bem simplista diria batatas e carne vermelha.

Morar em uma ilha, mesmo que não seja a de Robinson Crusoé e que não estejamos mais no século XVII, ainda tem algumas limitações. E eu diria que a questão da alimentação é uma delas.

A gastronomia do período Tudor e ainda bem famosa e motivo de orgulho nacional. Em todas as livrarias e bibliotecas encontramos livros de culinaria desse periodo.

Prune tart cake: um clássico Tudor que resistiu ao tempo

Além disso, há alguns nomes famosos por aqui: Nigella, Jamie Oliver, Rose Shrager, Marry Berry (que é uma queridinha!). Todos esses profissionais ficaram famosos por propor um jeito mais natural possível de cozinhar e se alimentar. Mas a verdade é que a realidade é bem diferente.

Num país onde é muito barato – muito barato mesmo – comer comidas prontas e industrializadas (que tal uma Mc Oferta por £5?) parece fazer mais sentido para muitos que moram aqui comer o “take away” ao invés de cozinhar diariamente.

Um outro fato interessante é que por aqui as pessoas jantam muito cedo, talvez por conta do frio…, mas a realidade é que 6 da tarde é um horário comum para jantar. Muitos jantam depois da escola – que é o horário que acabam muitos shifts de trabalho também – por volta das 4 da tarde, e antes de dormir tomam apenas um chá.

Outra coisa,como já comentei ali em cima, estamos numa ilha. Grande parte dos produtos que estão nos supermercados vieram de muito longe e foram colhidos antes da hora. Isso faz com que as coisas quase sempre estejam verdes ou não-maduras.

Aqui eu preciso “programar” o dia em que as meninas comerão banana, por exemplo. Eu compro a banana na segunda-feira e espero até sexta-feira – pelo menos – para que a fruta esteja madura para ser consumida. Haja planejamento!

O fato de ser uma terra que recebeu imigrantes desde sempre contribuiu para que a comida do dia a dia daqui fosse influenciada por culturas do mundo todo.

Banquete de comida indiana.

N-A-D-A M-A-L!

É muito comum vermos traços da culinária árabe, especialmente a indiana e paquistanesa, na comida do dia a dia do povo inglês. Curry e páprica, por exemplo, estão presentes em muitos e muitos pratos que são oferecidos diariamente em pubs, bistrôs e até nas escolas públicas.

Além disso, devido ao grande número de muçulmanos, principalmente, que vivem aqui foi incorporado ao dia a dia o consumo de lamb (carne de cordeiro). Somado à isso, o impraticável preço da carne bovina.

Lamb ensopado. Ah, que delícia….

A culinária italiana, como sempre, é uma queridinha por essas bandas. Mas muita atenção: saiba diferenciar o que é culinária italiana do que é culinária-de-um-inglês-que-acha-o-que-é-culinária-italiana. O resultado desse último é, quase sempre, desastroso.

img_1833Inglês fazendo pizza? Não se deixe enganar… 😂😂😂

E por fim, mas não menos importante, da sim para continuar comendo nossa comida e encontrar praticamente todos os produtos brasileiros que estamos acostumados nos supermercados daqui.

83f6cad9-da44-460d-b898-a866f55f44bbVai um Guaraná aí?

Enfim, pensar na variedade e nas inúmeras possibilidades gastronômicas que existem o Reino Unido só reitera uma visão que já temos: a pluralidade do país que escolhemos viver.

Cheers!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s